top of page
Buscar
  • Foto do escritorRodrigo Souza

De La Mancha, a Liberdade e a Vida



- A liberdade, Sancho, é um dos dons mais preciosos que aos homens deram os céus: não se pode igualar os tesouros que há na terra nem os que o mar encobre; pela liberdade, da mesma forma que pela honra, se deve arriscar a vida.


Disse o Cavaleiro da Triste Figura, Dom Quixote de La Mancha.


Veja, há uma ideia de liberdade que é tão bem aceita que chega a ser lisa nos nossos pensamentos, que vai e vem e em nada engata. A liberdade é entendida como a possibilidade livre e leve de se fazer tudo o que se quer à revelia dos julgamentos alheios, da moderação e repreensão do outro. É essa ideia de liberdade que pariu a expressão “não confunda liberdade com libertinagem!” que tanto era doce na boca de sua tia irrepreensível, que minava a mente de sua mãe, que muitas vezes nem estava muito disposta a te disciplinar mas fazia pra não ficar sem autoridade na disputa. Por que você sabe que existe uma disputa entre sua mãe e sua tia, né? Elas disputam quem mais tem autoridade sobre os filhos. Enfim... não é esse o meu tema aqui. Depois falo sobre isso.


Mas o que quero aqui dizer é que eu amo o Dom Quixote. Era só isso mesmo.


Ele é pirado. Ele é fissurado nas aventuras dos livros que sempre leu, arranjou um amigo que topou recriar toda essa fantasia em terras desconhecidas. Eles levam a fantasia tão seriamente. E eles vão longe fazendo de tudo e falando tanta loucura.

Coisas loucas como arriscar a VIDA pelo dom da LIBERDADE. Dom Quixote era louco. Sancho Pança era também. E talvez por isso eles sempre conversavam e diziam coisas tão preciosas como isso, sobre vida e liberdade.


O senso comum é liso. A palavra do louco é cheia de espinhos.

A palavra do louco engata e finca rasgando o tecido do teu pensamento, que de tão louco aquilo dito, me faz pensar e pode ser que me deixe são, ou pleno de loucura dependendo da ocasião.


A palavra do louco é necessária.


E quando o louco disser alguma coisa, deixe a coisa girar e correr no tecido do pensar. Vai que aquilo rasga?! Vai que aquilo muda.

Hoje é fundamental que o teu pensamento rasgue.

Então deixa o louco falar e deixe rasgar:


O que é liberdade?

É escolher de tudo? Até o absurdo? Até nossa prisão?

Escolher não ter escolha?


O que é liberdade?

Liberdade é estar dentro de si.

Bem ajustado dentro de si.


É poder até ser escravo, mas livre e ajustado bem dentro de si.


Seja livre. Onde você estiver.


Você entendeu o que eu quis dizer?
36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Lembrança

bottom of page